Ir para conteúdo principal
Configurando o ICMS

Aprenda a configurar o ICMS na sua natureza de operação

Hellen Araujo avatar
Escrito por Hellen Araujo
Atualizado há mais de uma semana

Para configurar o ICMS na sua natureza de operação é bem simples.

Na tela de configuração da natureza de operação, na aba ICMS, clique em + Novo.

O primeiro passo é nomear a sua regra de ICMS e depois selecionar quais estados vão compor a sua primeira configuração:

Nota

A sua regra de ICMS é única, mas ela pode ter um conjunto de itens separados por estados, dessa forma você poderá configurar individualmente a tributação para os estados em que opera. Após fazer a primeira configuração, basta clicar novamente em + Novo e selecionar outros estados para uma nova configuração de ICMS dentro da mesma natureza de operação.

Após criar a sua regra fiscal de ICMS, para configurá-la, na tela seguinte serão apresentadas quatro abas de configuração, separadas por:

CSOSN: aqui você vai configurar os parâmetros gerais de ICMS que serão utilizados para todas as vendas destinadas a clientes não consumidores, nesta mesma aba é configurado também o ICMS ST, no caso de o código de situação tributária indicar este tipo de tributação os campos serão habilitados em tela.

CSOSN (Consumidor final): aqui você vai configurar os parâmetros gerais de ICMS que serão utilizados para todas as vendas destinadas a clientes consumidores finais, separados por contribuinte e não contribuinte. No caso de operações interestaduais, a tela contempla o cadastro do DIFAL e DIFAL por ST conforme legislação vigente.


Informações complementares: espaço de texto destinado a incluir informações complementares padrões que sempre serão indicadas na NF-e ao utilizar essa natureza de operação.


Exceções: local de configuração para indicar parâmetros fiscais específicos que não se adequam aos informados nas abas anteriores as exceções podem ser tanto por produto quanto para NCM, aprenda a configurar clicando aqui.

As abas de configuração de ICMS, possuem todos os campos necessários para uma correta configuração, desde o código de situação tributária, alíquotas e modalidade de base de cálculo, preencha cada um deles em conformidade com a sua operação.

Observação

Em caso de dúvidas sobre o que preencher em cada campo, recomendamos entrar em contato com o seu contador para que ele possa te auxiliar nesta etapa.

Prontinho, ao finalizar a configuração e salvar o seu primeiro item da regra fiscal, basta repetir o processo para outros estados que tiver operações ou seguir configurando os demais impostos da sua operação. 🚀

Isto respondeu à sua pergunta?