Ir para conteúdo principal
Configuração PIS e COFINS

Aprenda a configurar o PIS e o COFINS na sua natureza de operação

Hellen Araujo avatar
Escrito por Hellen Araujo
Atualizado há mais de um ano

O PIS e o COFINS, mesmo sendo tributos diferentes, na sua essência são iguais e possuem o mesmo processo de configuração.


Para configurá-los na sua natureza de operação é bem simples.


Na aba PIS ou COFINS, clique em + Novo e adicione o nome da sua regra:


chrome_Gs3ogq97Ay.gif

Após criar a sua regra fiscal de PIS ou de COFINS, para configurá-la na tela seguinte teremos apenas duas abas de configuração, separados por:

j9CGD2Xtlt.png

1. Dados gerais: espaço destinado para configurar a sua regra geral de PIS ou de COFINS, ela será aplicada para todas as suas operações.  

2. Exceções: local de configuração para indicar parâmetros fiscais específicos que não se adequam aos informados na aba Dados gerais, as exceções podem ser tanto por produto quanto NCM, aprenda a configurar clicando aqui. 

Nota 

Se você não tem distinções de tributação para PIS e COFINS entre os seus produtos e/ou NCMs, configurar a regra geral será suficiente para atender todas as suas operações. Se não for esse o caso, é ideal que configure um padrão e depois utilize das exceções para tratar as particularidades.

As abas de configuração de PIS e COFINS possuem todos os campos necessários para a correta configuração do imposto, sendo eles o código de situação tributária e alíquota. Preencha cada um deles em conformidade com a sua operação.

Observação  

Em caso de dúvidas sobre o que preencher em cada campo, recomendamos entrar em contato com o seu contador para que ele possa te auxiliar nesta etapa. 

Prontinho, ao finalizar a configuração e salvar a sua regra de PIS e COFINS, ela estará pronta para ser utilizada nos seus pedidos de vendas. 

Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com a nossa equipe de suporte. 🚀  

Isto respondeu à sua pergunta?