O IPI, sendo um imposto relacionado à industrialização de produtos ou importação, pode representar uma grande variação e formas diferentes de tributação dependendo do seu tipo de operação e quais produtos serão industrializados e vendidos. Pensando nisso, o Nuvy ERP traz uma forma muito simples para que você possa trabalhar essas diferenças de tributação na sua operação.
O primeiro passo é criar a sua regra de IPI e realizar uma configuração padrão, veja como fazer clicando aqui.
Pense na configuração padrão de IPI como os parâmetros fiscais mais comuns na sua operação, aqueles que vão atender a maior parte dos seus produtos, sendo assim, tudo que não se encaixar nessa regra, entrará como exceção de IPI.
Para criar a exceção, primeiro acesse a sua regra de IPI e na aba exceção clique em + Novo:
Nesta tela, você terá exatamente a mesma aba que é utilizada para configurar a regra padrão. Inicialmente, precisamos definir os critérios dessa exceção:
1. Tipo de exceção: defina qual será o tipo, se é para um produto ou um NCM (só serão listados produtos e NCMs já cadastrados no seu sistema);
2. Produto/NCM: Após definir o tipo de exceção, inclua o produto ou o NCM que essa exceção será aplicada.
Se a sua exceção for do tipo NCM, a tela trará novos campos de configuração, sendo necessário preencher conforme necessidade e orientação do seu contador.
1. Origem da mercadoria: utilize essa opção para especificar se essa exceção será aplicada somente a um grupo de produtos específicos separados por origem (marque todas as opções se não tiver distinção);
2. Tipo de aquisição: assim como o campo origem da mercadoria, você poderá especificar ainda mais a exceção informando o tipo de aquisição do produto (marque a opção ambos se não tiver distinção);
3. + Configurar exceção: clique para visualizar todos os campos de preenchimento da sua exceção de IPI por NCM.
4. + Novo item: clique para adicionar uma nova linha de configuração entre origens de mercadoria e tipos de aquisição diferentes (origens e tipos de aquisição já configurados serão desabilitados).
Nota
O NCM será utilizado como o nível mais alto, ou seja, o parâmetro fiscal configurado será aplicado para todos os produtos cadastrados e classificados nele. Já a exceção do tipo produto, será utilizada como o nível mais baixo, ou seja, uma exceção criada para um produto será sempre priorizada independente de existir uma outra exceção para o NCM em que ele está classificado.
Agora, basta preencher os campos da mesma forma que é feito na configuração padrão de IPI.
Observação
Em caso de dúvidas sobre o que preencher em cada campo, recomendamos entrar em contato com o seu contador para que ele possa te auxiliar nesta etapa.
Prontinho, ao finalizar o preenchimento e salvar, a sua exceção de produto ou NCM estará criada, basta repetir o processo para quaisquer outras situações em que seja necessário diferenciar algum parâmetro fiscal dentro da sua operação.
Em caso de dúvidas sobre o processo de configuração, entre em contato com a nossa equipe de suporte. 😉