Para criar uma Ordem de Serviço dentro do Nuvy ERP, basta acessar Serviços > Orçamento / Ordem de Serviço > Novo:
A Ordem de Serviços é dividida em abas para facilitar o preenchimento das informações necessárias para emissão da NFS-e ou Recibo.
Na aba cliente:
1. Cliente: Defina qual o parceiro envolvido nessa venda;
2. Data previsão do serviço: Data prevista para a execução do serviço;
3. Vendedor: Traz o vendedor vinculado ao cadastro do parceiro, mas pode ser alterado, esse campo influenciará no cálculo da comissão dos seus vendedores;
4. Técnico: É possível informar o técnico responsável pela execução do serviço;
5. Observações internas: Anotações sobre o pedido que não serão exibidas em nota ou enviadas para o parceiro;
6. Email para envio de cobrança: São considerados os dados cadastrados no parceiro, caso seja necessário incluir um novo email basta selecionar a opção “Acrescentar email para envio de cobrança ou de nota fiscal” e preencher os campos necessários, os arquivos relacionados a emissão da NFS-e ou Recibo serão encaminhados para todos os emails selecionados nessa etapa;
7. Endereço fiscal e cobrança: É considerado o endereço cadastrado no parceiro.
8. Intermediador: Permite informar os dados do intermediador, caso exista.
Em dados Gerais:
1.Observação da nota fiscal: Irá alimentar as informações complementares da sua nota fiscal;
2.Considerações para OS: Detalhes que serão adicionados no orçamento enviado para o seu cliente
3. Gerar NFS-e e gerar recibo de prestação de serviço: permite informar se para essa Ordem de Serviço será gerada uma NFS-e ou uma RPS.
4.Tipo de receita: Conta financeira onde é registrada a movimentação dessa venda;
5.Centro de custo: Possibilidade de ratear entre os departamentos o valor obtido na venda.
Em Serviços:
Nesta aba é possível adicionar novos itens na Ordem de Serviços, visualizar os serviços já inclusos, além de visualizar os totalizadores dos valores relacionados aos itens que foram adicionados.
Ao clicar em + Novo, podemos adicionar Serviços na Ordem de Serviço:
1. Serviço: Realiza a busca dos serviços cadastrados na sua base;
2. Quantidade: Quantidade do serviço que será adicionado a sua Ordem de Serviço
3. Preço: Preço definido no cadastro do serviço, podendo ser alterado diretamente na Ordem de serviço;
4. Valor Desconto: Caso tenha sido ofertado algum tipo de desconto ao cliente, ele pode ser destacado aqui, é possível mudar para desconto percentual clicando no botão %;
5. Valor total do serviço: Valor do item após o cálculo de Quantidade * Preço - Desconto;
6: Tipo de receita: Possibilita informar um Tipo de receita específico para o item.
Na aba impostos é exibido os valores dos impostos calculados a partir da configuração realizada no cadastro do serviço:
1. Gerar conta a receber: É possível informar se o serviço selecionado irá gerar ou não financeiro.
2. Impostos: o sistema irá considerar a configuração realizada no cadastro do serviço.
Em Recorrência:
É a partir dessa aba que você pode ativar as suas recorrências, para saber mais, clique aqui.
Na aba Cobrança:
1. Valores: Além dos totalizadores relacionados a sua Ordem de Serviço também é possível incluir descontos;
2. Recebimento: Definição da forma de recebimento da sua venda, como a conta corrente que será registrado, a condição do recebimento e a forma;
3. Parcela: Caso a venda tenha sido negociada com parcelas, aqui fica destacado o detalhamento de cada parcela à receber.
Observação:
Para gerar o boleto a partir do faturamento, é necessário informar a Conta corrente devidamente homologada pelo sistema para emissão de boleto e a Forma de recebimento deve ser Boleto Bancário.
E na aba Histórico, demonstramos o histórico da Ordem de Serviços, os emails enviados com os orçamentos, alterações e informações do faturamento. A partir dessa etapa o sistema permite algumas ações como, Duplicar OS, Baixar OS, Baixar RPS ou NFS-e, Baixar XML e Cancelar OS ou NFS-e.
Após preencher todas as etapas, a Ordem de Serviço está pronta para ser faturado e enviado ao seu cliente.