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Como criar um novo orçamento ou pedido
Como criar um novo orçamento ou pedido

Entenda todas as etapas para adicionar um novo orçamento ou pedido

Tairê Gomes avatar
Escrito por Tairê Gomes
Atualizado há mais de 8 meses

Para criar um novo orçamento / pedido dentro do Nuvy ERP, basta acessar Vendas > Orçamento / pedido > Novo

O pedido é divido em abas para facilitar o preenchimento das informações necessárias para emissão da nota fiscal.

Na aba cliente:

  1. Cliente: Defina qual o parceiro envolvido nessa venda;

  2. Consumidor final: Quando seu parceiro é o último nível da cadeia de compra do produto, ou seja, está comprando para uso próprio, essa opção deve ser habilitada, se atente a tributação diferenciada para consumidores finais;

  3. Data de criação: Data em que o orçamento / pedido foi criado, enquanto se manter como um orçamento, a data de validade é exibida logo abaixo do campo;

  4. Vendedor: Traz o vendedor vinculado ao cadastro do parceiro, mas pode ser alterado, esse campo influenciará no cálculo da comissão dos seus vendedores;

  5. Observações internas: Anotações sobre o pedido que não serão exibidas em nota, mas sim na impressão do orçamento;

  6. Emails para envio da cobrança: São considerados os dados cadastrados no parceiro, caso seja necessário incluir um novo email basta selecionar a opção “Acrescentar email para envio de cobrança ou de nota fiscal” e preencher os campos necessários, os arquivos relacionados a emissão da nota serão encaminhados para todos os emails selecionados nessa etapa;

  7. Endereço fiscal e de cobrança: É considerado o endereço cadastrado no parceiro.

  8. Incluir endereço/local de entrega: É considerado o
    “Endereço de entrega é o mesmo de cobrança” cadastrado no parceiro, porém é possível incluir manualmente no cadastro do pedido.

  9. Endereço de retirada: Permite informar o endereço de retirada do produto, esse endereço é diferente do endereço fiscal.

Em Dados gerais:

  1. Natureza de operação: Selecione qual natureza será utilizada para o cálculo de impostos dessa operação;

  2. Descrição da natureza: Campo para indicar a finalidade da nota emitida;

  3. Indicador de presença: Aqui é preciso destacar se a operação é presencial ou não presencial, se atente aos preenchimentos encadeados a partir desta seleção;

  4. Observação da nota fiscal – Irá alimentar as informações complementares da sua nota fiscal, pode ser pré-definido no cadastro da natureza de operação;

  5. Tipo de receita: Conta financeira onde é registrada a movimentação dessa venda;

  6. Centro de custo: Possibilidade de ratear entre os departamentos o valor obtido na venda.

Em Itens:

Nesta aba é possível adicionar novos itens no pedido, visualizar os produtos já inclusos, além de visualizar os totalizadores dos valores relacionados aos itens que foram adicionados.

Observação

Se existe algum campo que ainda precisa ser preenchido para a emissão da nota fiscal, o ícone de atenção será exibido na linha de cada item.

Ao clicar em + Novo, podemos adicionar produtos ao pedido:

  1. Produto: Realiza a busca de produtos cadastrados na sua base;

  2. Quantidade em estoque: Exibe a quantidade disponível para o SKU selecionado;

  3. Quantidade: Quantos produtos serão adicionados ao pedido;

  4. Preço de venda: Bases disponíveis para o cálculo do preço do produto, podendo selecionar tabelas de preço, preço de venda do cadastro e preenchimento manual;

  5. Preço: R$ definido a partir do cálculo do campo anterior;

  6. Valor de desconto (R$): Caso tenha sido ofertado algum tipo de desconto ao cliente, ele pode ser destacado aqui, é possível mudar para desconto percentual clicando no botão %;

  7. Valor total do item: Valor do item após o cálculo de Quantidade * Preço - Desconto;

  8. + Configurar depósito: Indicação de qual estoque que será contabilizada a venda;

  9. Tipo de receita: Possibilita informar um Tipo de receita especifico para o item.

  10. Mostrar informações do pedido de compra do cliente: Habilita os campos para informar o xPed e nItemped no XML da sua nota fiscal.

Observação

O depósito não precisa ser definido para fins de envio de orçamento, mas caso vire um pedido, será necessário preencher os campos relacionados ao estoque para emissão da nota fiscal.

Na aba impostos é exibido os valores dos impostos calculados a partir da Natureza de operação selecionada no pedido:

  1. Natureza de operação: Esse campo é alimentado conforme a Natureza do pedido, mas caso esse produto tenha um cálculo de impostos em particular, você pode mudar sua Natureza de operação e seus outros produtos ainda manterão a NOP do pedido;

  2. CFOP: Código de operação fiscal destacado na Natureza de operação;

  3. Gerar saída de estoque e gerar conta a receber: Caso algumas dessas movimentações não devam ser contabilizadas, é possível desmarcar essas opções;

  4. Impostos: Totalizador do imposto calculado por produto; para conferir o cálculo realizado basta clicar no ícone de editar ao lado de cada imposto e alterá-lo se necessário;

  5. Observações: Observação da nota fiscal que irá alimentar as informações complementares da sua nota fiscal;

  6. Informar unidade e quantidade tributável: Habilita os campos para preenchimento do cálculo de unidade tributável do seu produto.

Em tipo de frete, será selecionado a modalidade de envio dos produtos, podendo optar por:

  1. Transportadora;

  2. Veículo próprio;

  3. Nenhum.

Observação

O campo Quantidade de volumes deve ser preenchido conforme a quantidade de etiquetas que você quiser que sejam impressas para este pedido.

Nota

Se atente aos campos de preenchimento para a modalidade selecionada.

Em Cobrança será definida todas as questões financeiras da sua venda.

  1. Valores: Além dos totalizadores relacionados ao seu pedido, é possível incluir descontos, seguro e outras despesas;

  2. Recebimento: Definição da forma de recebimento da sua venda, como a conta corrente que será registrado, a condição do recebimento e a forma;

  3. Parcela: Caso a venda tenha sido negociada com parcelas, aqui fica destacado o detalhamento de cada parcela à receber.

Observação:

Para gerar o boleto a partir do faturamento, é necessário informar a Conta corrente devidamente homologada pelo sistema para emissão de boleto e a Forma de recebimento deve ser Boleto Bancário.

E na aba Ações, demonstramos o histórico do pedido, os emails enviados com os orçamentos e os possíveis ajustes de notas.

Ao acessar a parte de ajuste de notas fica disponível a opção de imprimir a DANFE e baixar o XML gerado, além disso caso seja necessário, a partir dessa lista conseguiremos emitir a Carta de Correção, Nota de Ajuste, Nota Complementar e Nota de Devolução.
Caso tenha alguma dúvida em relação a essas outras notas você pode dar uma olhada nesse artigo.

Após preencher todas as etapas o pedido está pronto para ser faturado e enviado ao seu cliente. 🚚



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