O Nuvy ERP oferece flexibilidade total na gestão das suas Formas de Recebimento (Dinheiro, Cartão de Crédito, PIX, Boleto, etc.).
Você pode desativar o que não usa, ordenar a exibição e, o mais importante, configurar descontos ou acréscimos automáticos no valor total das suas vendas.
1. Acesse a configuração das Formas de Recebimento
A gestão de todas as suas formas de pagamento está centralizada em uma única tela de configuração:
Acesse o menu Cadastros.
Busque pela opção Forma de recebimento.
Nesta tela, você verá uma lista de todas as formas de recebimento disponíveis:
Personalizando as formas de recebimento:
Ao clicar em "+ Configurar" e Salvar, a forma de recebimento será listada no grid principal:
Agora você pode:
Ativar/Desativar: Você pode ligar ou desligar a chave ao lado de cada forma de recebimento para alterar o Status. Desative aquelas que sua empresa não utiliza para simplificar o processo de vendas.
Ordenar: Clique nas setas (⬆️ e ⬇️) para subir ou descer a forma de recebimento e deixar na ordem que aparecerão no seu Pedido de Venda e Ordens de Serviço.
Editar: Clique no ícone de Editar para configurar regras de desconto ou acréscimo de valores, além dos Adquirentes.
2. Configurando Adquirentes para Cartão (Crédito e Débito)
Para formas de pagamento via cartão de crédito ou débito, é fundamental que você vincule o Adquirente (maquininha) no momento da venda.
Isso é essencial para a conciliação financeira e para garantir a correta transmissão das informações fiscais.
ℹ️ Saiba Mais: Para entender como cadastrar suas operadoras de cartão, consulte nosso guia detalhado: Cadastrando os Adquirentes no Nuvy ERP |
3. Desconto/Acréscimo de Valores
Esta funcionalidade permite que você aplique regras de preço específicas para cada forma de recebimento (ex: dar um desconto para pagamento em PIX ou aplicar um acréscimo para parcelamento no cartão).
Clique em Editar na forma de recebimento que deseja configurar e preencha as informações de desconto ou acréscimo:
Aplicação nas suas vendas e serviços prestados
Uma vez configurado, ao gerar um Pedido de Venda ou Ordem de Serviço no Nuvy ERP e selecionar a forma de recebimento:
O sistema calculará automaticamente o acréscimo ou desconto e ajustará o valor total da sua venda.
Com a centralização e flexibilidade das Formas de Recebimento, você garante maior controle financeiro e agilidade no fechamento das suas vendas!





